Contacto alimentar

Avaliação da aptidão para contacto alimentar

No âmbito dos produtos para o mercado da rolha técnica de cortiça, um dos principais requisitos é a sua aptidão para contacto alimentar. Consciente deste facto, a FLEXPUR assumiu, desde a sua génese, o compromisso de garantir a máxima segurança do seu produto, pelo que estabeleceu a seguinte filosofia como base para o desenvolvimento e produção dos seus produtos - Safe, Clean and Neutral.



Com base neste pressuposto, foi implementando um processo que garante um reduzido risco de contaminação e que se baseia em:

              - Controlo de qualidade de todas as matérias-primas
              - Tanques dedicados
              - Processo automatizado
              - Reactores dedicados
              - Linhas de descarga dedicadas

O desenvolvimento de produtos para a produção de rolhas também está sujeito a um rigoroso processo de verificação da conformidade alimentar levado a cabo por laboratórios devidamente acreditados e com experiência no setor alimentar. Todas as etapas são seguidas de forma a garantir o cumprimento da legislação que regulamenta os materiais destinados a entrar em contacto com alimentos e, em alguns casos, com a definição de regras internas que ultrapassam a própria legislação, como seja, a política de não utilização de catalisadores nos produtos.

Mercado dos EUA

A aptidão de determinado produto para contacto alimentar depende do mercado de comercialização que pode apresentar legislação diferente do que é corrente no país de produção. O caso do mercado dos EUA, o qual é regulado pela FDA (Food and Drug Administration), constitui um desafio importante dada a sua dimensão mas também a sua regulamentação específica e assente em pressupostos diferentes dos da União Europeia.

Recentemente, a FDA emitiu um parecer em que defendia a inexistência de regulamentação para as rolhas de aglomerado de cortiça e por conseguinte a necessidade de obtenção de um FCN (Food Contact Notification) para os produtos de forma a certificar a utilização segura das rolhas.

Assente na preocupação constante da FLEXPUR com a temática do contacto alimentar, este desafio foi assumido e, após um longo trabalho analítico e de cooperação com os seus parceiros, culminou com a obtenção do FCN nº 2002 para um dos nossos produtos. Este FCN, efectivo desde 3 de Outubro de 2019 e disponível online no Inventário de FCN efectivos, demonstra a capacidade técnica e humana da FLEXPUR e consolida a sua posição como verdadeiro parceiro inovador na indústria de produção de rolhas técnicas de cortiça.