Glossário de Termos

Adesivo Substância usada para a união de dois ou mais materiais.
Aditivo Componente geralmente usado em pequenas quantidades que não participa na reacção química mas altera as propriedades do produto final ou o processo de produção (pigmentos, anti-espuma, retardadores de chama,…)
Alifático Produto/poliuretano que não contém moléculas com anéis de benzeno (estrutura aromática) na sua composição. Caracterizado por melhor resistência UV e melhor resistência à descoloração que os poliuretanos aromáticos.
Aromático Poliuretano que contém moléculas com anéis aromáticos na sua composição.
Catalisador Componente usado para aumentar a velocidade de uma reacção química.
Conteúdo renovável Quantidade de carbono de origem animal ou vegetal presente num produto e determinado segundo a norma ASTM D6866.
Cura Processo que leva à formação de um polímero com as propriedades finais completamente consolidadas. No caso de pré-polímeros, refere-se à reacção com a água nos sistemas de 1 componente (1K) ou com agentes de reticulação em sistemas de 2 componentes (2K), traduzindo o seu processo de secagem.
Densidade Razão entre a massa e o volume de um material.
Dispersão aquosa de poliuretano (PUD) Produto de poliuretano, em que partículas se encontram dispersas em água.
Elastómero Material que se comporta como borracha, ou seja, que resiste e recupera a deformações impostas.
Hidrofílico Que tem afinidade com a água.
Hidrofóbico Que repele a água.
Hidrólise Reacção de quebra de moléculas levada a cabo por acção da água e que normalmente está associada a degradação de materiais.
Isocianato Grupo químico (NCO) que se caracteriza por ser reactivo com vários outros grupos químicos. Também é o nome genérico do grupo de substâncias que apresentam um ou mais grupo NCO na sua molécula.
MDI
Abreviatura para diisocianato de difenilmetano, um dos isocianatos usados na síntese de poliuretanos.
Monómero Unidade estrutural de um polímero, pelo que se refere normalmente às matérias-primas usadas na síntese de polímeros. Da reacção consecutiva entre monómeros (moléculas pequenas) resulta a formação de polímeros (moléculas de elevado peso molecular).
Monómero livre Quantidade residual de monómero que não reagiu durante a produção e que permanece livre no produto final. No caso de pré-polímeros, refere-se normalmente a TDI ou MDI livre. Este valor determina a classificação toxicológica dos produtos e justifica a necessidade de medidas de segurança no manuseamento dos mesmos.
NCO Fórmula química do grupo funcional isocianato, o qual é composto por azoto (N), carbono (C) e oxigénio (O).
Plastificantes Aditivos normalmente usados para aumentarem a flexibilidade do polímero e diminuírem a sua dureza. No caso de pré-polímeros, também poderá conduzir a redução da viscosidade.
Poliol Composto químico que apresenta mais do que um grupo hidroxilo reactivo ligado à molécula.
Poliuretano Polímero que apresenta grupos uretano na sua composição e que resulta da reacção de isocianatos com polióis.
Poliureia Polímero que apresenta grupos ureia na sua composição e que resulta da reacção de isocianatos com aminas.
Pot-life Tempo disponível para utilização de um pré-polímero antes que este comece a gelificar (secar).
Pré-polímero Composto intermediário entre os monómeros e os polímeros finais. No caso dos poliuretanos, traduz o produto que resulta da reação entre um poliol e um poli-isocianato mas que ainda apresenta grupos isocianato disponíveis para posterior reação.
PU Abreviatura para poliuretano.
Reatividade Traduz a velocidade de reacção de dterminada substância/composto. No caso dos pré-polímeros, refere-se à velocidade com que se dá o processo de cura.
 
TDI Abreviatura para diisocianato de tolueno, um dos isocianatos usados na síntese de poliuretanos. 
Tempo de cura Tempo necessário para que as reacções de cura esteja finalizadas e o polímero consolide as suas propriedades mecânicas.
Teor em extraíveis Quantidade de substâncias não reactivas presente na composição de determinado polímero. Como estas substâncias não ficam incorporadas na matriz do polímero, podem migrar do polímero ou serem extraídas com recurso a solventes.
Teor em NCO Quantifica a percentagem, em massa, de grupos isocianato existente num pré-polímero.
Ureia Grupo químico (-NH(COO)2-) que caracteriza as poliureias.
Uretano Grupo químico (-NHCOO-) que caracteriza os poliuretanos.
Viscosidade Propriedade que caracteriza a resistência que os fluídos apresentam ao fluxo. Quanto maior a viscosidade, menor a sua fluidez.